Programa 3 – Negócios WordPress – Nuno Morgadinho

Para o terceiro programa do 10web e a pedido de “muitas famílias” tivemos connosco Nuno Morgadinho da Widgilabs a falar sobre WordPress e a criação do “WP Conference Theme”, principal produto da Widgilabs, em comercialização para todo o mundo.

O “WP Conference Theme” é um tema WordPress que permite a rápida criação de um website para um evento ou conferência, permitindo efectuar a gestão dos oradores, programa, patrocinadores e bilhetes. Uma forma rápida de  criar um website e iniciar a divulgação de um evento.

Entrevista gravada a 27-mar-2014 com a duração de 45:32 (download)

O Processo de Desenvolvimento

Este foi o segundo produto desenvolvido pela Widgilabs e o Nuno indicou-nos que esta ideia de desenvolver produtos foi sempre um objectivo da empresa.

O tema apareceu no seguimento de um projecto desenvolvido para um cliente. Depois disso, e para testar o mercado, criaram uma landing page que serviu para captar alguns contactos e dessa forma validar que faria sentido avançar para o seu desenvolvimento.

Segundo o Nuno, este processo iniciou-se com a definição de datas e consistiu, em parte, pela abstração do desenvolvimento efectuado para o projecto inicial, de forma a criar um produto independente. Neste processo foram também adicionadas novas funcionalidades essenciais para a sua comercialização.

Uma das grandes dificuldades que encontraram encontradas, foi a prioritização das tarefas diárias, nomeadamente do trabalho para clientes vs. desenvolvimento do produto. Esta situação foi “resolvida” pela simples  existência de uma lista de pessoas à espera do produto o que fez acelerar todo o processo de desenvolvimento.

Tema ou Plugin, quais as diferenças e como foi utilizado

Para o Nuno a separação dos “temas” dos “plugins” é efectuada da seguinte forma:

  • design pertence ao tema
  • funcionalidades a um plugin.

No entanto esta é uma separação que na prática se revela um pouco difusa. O WP Conference Theme, por exemplo, é apresentado como um tema, principalmente porque da parte da Widgilabs o que se pretende é apresentar uma solução completa para a gestão de eventos e nesse sentido a escolha do nome “tema” veio a facilitar o marketing do produto.

Quanto a utilizar plugins externos em vez do desenvolvimento de um ou mais plugins próprios, esta foi uma escolha que efectuaram, segundo o Nuno, porque “não existia a necessidade de reinventar a roda”.

A divulgação do produto

O método utilizado para a divulgação do tema assentou no contacto directo com a rede de contactos existente, a publicação de artigos em blogs da área e a publicidade paga, como o adWords ou o facebook ads.

Segundo o Nuno os resultados do tráfego pago e orgânico são bastante similares não existindo dessa forma  destaque para um dos meios de divulgação.

O Mercado

As vendas do “WP Conference Theme” são maioritariamente internacionais sendo que esta foi, à partida, a aposta e o objectivo da Widgilabs. O crescimento das vendas e o marketing do produto foi algo natural e orgânico e a criação do website em inglês e do próprio tema, facilitaram esta internacionalização.

Segundo o Nuno o que distingue o tema de outros concorrentes é a vontade de oferecerem uma solução completa assim como um serviço de suporte de excelência.

Abordamos também as diferenças entre os mercados de massas e os temas vendidos de forma independente, assim como a possibilidade de juntar estes dois mundos. Relativamente a isto, p1.5em;">ara o Nuno existe um espaço livre na curadoria de temas e plugins até porque, devido à existência de um número enorme de escolhas , tornou-se difícil encontrar a solução mais adequada para cada caso e assim, a existência de alguém de “confiança”, a efectuar uma sugestão para cada tipo de caso seria uma mais valia para todos.

O Suporte

Falando do suporte, para o Nuno ele não serve apenas resolver os problemas dos outros mas também para obter feedback sobre a utilização do seu produto. Uma oportunidade para melhorar o mesmo, perceber o que se deve publicar no blog e quais as questões a esclarecer, além disso também surgem outras oportunidades de negócio através desta interacção directa com os clientes.

Abordamos também a possibilidade de existirem “abusos” neste sistema de suporte ilimitado por um período alargado de um ano, o que para o Nuno até hoje não foi um problema e é algo que gerem com alguma facilidade. De referir ainda que o1.5em;"> suporte é dado via um sistema de tickets que facilita a gestão de todo o processo.

O plugin WooCommerce-InvoiceXpress

Para finalizar, falamos ainda do plugin de integração WooCommerce e InvoiceXpress e as diferenças na abordagem a cada um dos produtos, tanto no seu desenvolvimento como nas diferenças de suporte entre um produto pago e um disponibilizado gratuitamente à comunidade.

Perguntas Rápidas:

 

You may also like...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *